terça-feira, 9 de agosto de 2011

Conheça o ídolo: Hao Haidong

Maior Artilheiro e ídolo na liga e seleção chinesa, Hao Haidong é conhecido por sua disciplina,raça,dedicação e faro de gol, mas também por seus raros ataques de fúria, um verdadeiro mito chinês, jogador completo.

No Dalian Shide (antigo Dalian Wanda) foi o top scorer das temporadas 1997, 1998 e 2001, e ganhou o prêmio de jogador do ano duas vezes em 1998 e 1999. Além disso, Hao rendeu um registro de 41 gols para a China em 115 convocações, entre 1992 e 2004.

Herói da classificação da única Copa do Mundo que a China disputou (em 2002) Hao Haidong está no hall da fama do esporte em sua terra natal.

Também ajudou a seleção a alcançar um inédito vice-campeonato na Copa da Ásia de 2004.

Quando se aposentou em 2007, devastado por muitas lesões, Hao estava no Sheffield United da Inglaterra, uma tristeza, pois era um grande sonho jogar na europa.

Mas rapidamente assumiu um outro papel dentro do esporte que ele adora, se tornando o gerente geral de Tianjin Songjiang, clube da terceira divisão chinesa.

Curiosidade:

Ao contrário de muitos dos atletas profissionais, Hao Haidong não começou sua carreira em categorias de base de clubes de futebol, mas sim no Exército Nacional Chinês com apenas 10 anos de idade!

O time Forças Armadas FC, conhecido como Bayi. É algo em que ele ainda se orgulha de ter jogado.

Por isso Hao é conhecido por ser muito disciplinado e esforçado nos campos.

Hao Haidong na Copa 2002 - foto by ffa.com

Bayi FC:

Hao Haidong foi com certeza o jogador mais importante deste time militar. Fazendo seu nome no futebol chinês esubindo na hierarquia com Bayi FC. Pessoalmente viu florescer sua carreira no futebol profissional da China onde ele iria mostrar todas as suas habilidades e talento de um atacante matador. Enquanto seus desempenhos individuais só davam ótimos resultados, o Bayi permaneceu como um time mediano para pequeno e nunca chegou a ser candidato ao título nacional, mesmo com Hao sempre estando na ponta da artilharia da tabela. No começo da temporada de 1997 ele se transferiu para os campeões Dalian Wanda (Dalian Shide), uma transação recorde de 2,2 milhões de Yuan (aproxidamente US$ 400 mil).

Dalian Shide:

Com certeza foi o maior e melhor momento de sua carreira, foi onde Hao Haidong ganhou mais títulos e prêmios.

Logo de cara foi campeão da Liga, da Super Copa e artilheiro da liga!

Começo melhor impossível.

Hao foi muito ovacionado e apluadido por suas realizações no futebol e até mesmo começou a ser chamado como " Alan Shearer chinês".

Foi “bi artilheiro” consecutivo e melhor jogador da liga nas temporadas de 1997 e 1998 e também bi campeão consecutivo, foi uma época de ouro, sem falar nos outros títulos e prêmios que ganhou no decorrer da carreira.

Porém, ele também mostrou seu “dark side” do seu jogo, já chegou a ser multado por 1000 US$ por atacar um jogador em 15 de março de 1998 e foi suspenso por dois jogos, este também seria seguido por uma suspensão de um ano pela Confederação Asiática de Futebol por ter cuspido em um árbitro durante um jogo d da Copa dos Campeões da Ásia. Devido à suspensão Hao perderia grande parte da temporada na liga 99, no entanto isso não o impediu de continuar a ganhar vários títulos da liga e de sempre estar no topo da artilharia chinesa.

Sua fama e moral dentro Dalian seria tão alta que, quando o então presidente do clube Milorad Kosanovic saiu em 2004, Hao foi imediatamente nomeado cartola do para comandar a equipe.

Hao Haidong foi o último artilheiro chinês da liga, depois de sua saída apenas estrangeiros ficaram no topo da artilharia.

Hao na sua melhor fase da carreira, jogando pelo Dalian - foto by fifa.com

Sheffield United:

No meio da temporada 2004-05, mais precisamente em janeiro de 2005 Hao desembarcou nas terras britânicas para defender as cores de seu novo clube, que na época estava na Championship (Segunda divisão inglesa).

Hao não pensou duas vezes em aceitar o convite, já que estava praticamente no fim de sua carreira, já beirava os 35 anos e gostaria de adquirir novas experiências.

O Sheffield United, que estavam muito interessados ​​em ganhar acesso ao mercado potencialmente lucrativo do Extremo Oriente no futebol, pensou em Hao como um primeiro passo simbólico , já que ele era ídolo e um mito do futebol não só chinês, mas asiático.

O Dalian não hesitou em liberá-lo facilmente, após anos de serviço perfeito para um vloube para o clube, era um gesto de agradecimento deixá-lo ir á europa.

Curiosidade 2:

O Sheffield United como um sinal de boa vontade decidiu fazer a transferência simbólica de “2 Euros” quando Hao se juntou ao clube, foi a taxa recorde de ser a taxa mais barata de transferência do futebol europeu.] Este recorde foi quebrado em 2007, quando o Chelsea pagou uma libra simbólica paracomprar o zagueiro brasileiro Alex do PSV para obter uma autorização de trabalho na Inglaterra.

Embora transferido para o Sheffield em janeiro de 2005, hao não causou muito impacto, não por culpa dele ou de um futebol fraco, mas sim pelas sucessivas lesões.

Hao mais trabalhou como treinador nas categorias de base, do que como jogador.

Neste meio tempo o clube conseguiu o acesso à Premier League em 2005-06

Mas na temporada seguite já seria rebaixado, graças à máfia que tirou o West Ham da degola e jogou o Sheffield para baixo.

O clube daria mais um passo em seus interesses no futebol chinês através da compra de Chengdu Blades e Hao voltou para a China, no entanto, para ser técnico.

Em 2007 devido à lesões decide se aposentar.

Seleção chinesa:

Hao foi um verdadeiro mito na seleção.

Atuou em mais de 110, incluindo 2002 FIFA World Cup com a seleção, foi considerado o melhor jogador chinês da competição e é o maior artilheiro da China com 41 gols.

Hao é conhecido por seu ritmo extraordinário e instintos marcar gols como atacante. Ele é considerado o melhor atacante da China de todos os tempos.

Hao e seu famoso "chapéu da sorte" na Final da Asian Cup 2004 - foto by Getty Images

Hao Haidong

Nascido em 09 de maio de 1970 em Qingdao/China
Posição: Atacante
Clubes: Bayi (1986-1997), Dalian Shide (1997-2005), Sheffield United (2005-07)
Seleção: 115 Jogos (41 gols)
Títulos: 5 títulos da liga chinesa (1997, 1998, 2000, 2001, 2002)

China FA Cup: 2001

Super Copa da China: 1997,2001 e 2003

Indiviuais:

Jogador chinês do Ano: (1998, 1999)

Chuteira de ouro chinesa: 1997,1998 e 2001

Bola de ouro chinesa : 1997,1998

Melhor jogador chinês na 2002 FIFA World Cup Korea / Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário